• paladaresalentejanos_porco_preto_enchidos_carnes_presuntos
  • paladaresalentejanos_porco_preto_enchidos_carnes_presuntos
ENCHIDOS
CARNES
PRESUNTOS
CAMPANHAS E PROMOÇÕES
Aptidão [voltar]
O Porco de Raça Alentejana (Sus Ibericus), é uma das raças autóctones portuguesas, cujo padrão se encontra definido. Tem o seu habitat natural a sul de Portugal, abrangendo toda a região Alentejana, sendo explorado em sistema de regime extensivo e tem por base de alimentação produtos agrícolas (cereais, bolota, erva, etc.) associados ao ecossistema mediterrânico. O acabamento e engorda é por excelência feito no montado, onde as bolotas servem de repasto e originam um tipo de gordura intramuscular saudável, que dão origem a produtos tradicionais qualificados (DOP’s e IGP’s) com características únicas.

O porco alentejano é um animal de crescimento lento e necessita de idade para possuir estrutura de engorda, por outro lado necessita de ter a estrutura muscular exercitada antes de iniciar a engorda em montanheira. Desta forma, só a produção de uma forma extensiva proporciona ao animal o desenvolvimento das suas capacidades e características de qualidade. A rusticidade associada à raça é determinante para o aproveitamento extensivo da montanheira.

O maneio normal do porco alentejano durante a fase de crescimento, que representa cerca de 12 a 16 meses, passa pelo aproveitamento das ervas de Outubro até à primavera, restolhos de verão e aproveitamento de outras culturas agrícolas, complementado com cereais e/ou alimentos compostos controlados.

O encabeçamento nas engordas em montanheira (bolotas), não ultrapassa um porco por hectare, verificando-se normalmente três hectares por porco engordado. O porco alentejano é pouco exigente em instalações e insere-se naturalmente nos planos de exploração. 
 
 
 
Voltar
Presunto e Fumados
sabores autênticos aqui
Salsichão de Qualidade
prove e comprove
Enchidos Tradicionais
experimente
Produção de Excelência
saiba como
APOIO AO CLIENTE

T:
+351 284 568 184
E: geral@paladaresalentejanos.pt
Seja nosso
Parceiro
saiba aqui
Subscreva a Newsletter
OK
NOTÍCIAS
OJE 24/02/2010
PME de Serpa “recupera” enchidos de porco de raça alentejana.
[ver mais]
Jornal de Notícias
Enchidos que sabem e fazem bem à saúde.
[ver mais]